Médicos devolvem o rosto a um homem utilizando impressora 3D

quarta-feira, 10 de julho de 2013


A medicina encontra aliados em toda nova tecnologia: a mostra disto é que o doutor Andrew Dawood consegui devolver o rosto a um paciente conhecido como "Eric", quem há quatro anos perdeu praticamente a metade do rosto ao sofrer uma cirurgia para a extração de um tumor do tamanho de uma bolinha de tênis, no lado esquerdo do rosto. Você pode ver como ficou seu rosto na imagem abaixo, apesar de que provavelmente não seja para os fracos de coração 

Naquele que creditam ser um dos primeiros procedimentos de sua espécie, os médicos usaram tomografia computadorizada e ressonância facial do restante de seu crânio para recriar como deveria ser seu rosto agora.

Os médicos escanearam a imagem do rosto de Eric antes da cirurgia, bem como as medidas de seu crânio para recriar a forma que esta devia ter. Depois, usando nylon, os médicos imprimiram uma prótese facial incrivelmente realista. Até os parafusos que prendem a peça no lugar foram também criados por esta tecnologia revolucionária, que permitiu a Eric poder beber e alimentar-se novamente por si mesmo, depois de anos sendo alimentado diretamente por tubos ligados a seu sistema digestivo.

Apesar do grande avanço, o doutor Dawood espera trabalhar no futuro com silicone, o que permitiria afinar detalhes estéticos, além de que os implantes poderiam ser produzidos rapidamente a baixo custo. O caso de Eric mostra-nos que a tecnologia não é senão uma ferramenta sem determinações positivas ou negativas, pois ao mesmo tempo que as impressoras em 3D podem ser utilizadas lhe devolver o rosto a um homem, poderiam funcionar -em mãos equivocadas- para tirar a vida de outros, já que vem sendo também utilizada para a impressão de armas de fogo. (mdig)

Imagem do homem antes.