Chuck Norris

quinta-feira, 6 de junho de 2013


Estados Unidos 10-03-1940
Carlos Ray Norris Jr. (Ryan, 10 de Março de 1940), é um lutador de artes marciais e actor norte-americano.

Biografia
Chuck, tem dois irmãos mais novos, Wieland e Aaron Norris, este último um produtor de Hollywood. Frank Norris, escritor norte-americano, é tio-avô de Chuck Norris. A sua mãe era irlandesa e o seu pai era um índio cherokee que sofria de alcoolismo. Chuck descreve a sua infância como mal-aproveitada. Ele era fora de forma, envergonhado e medíocre na escola. Os seus colegas insultavam-no por causa de sua etnia mestiça – ele internamente sempre desejou lutar contra todos esses tormentos.

Chuck terminou o colégio e logo casou-se com sua namorada, Diane Holechek. Em 1958 ele se integrou à Força Aérea dos Estados Unidos como policia militar e foi enviado para a base aérea de Osan, na Coréia do Sul. Foi na Coréia que ele ganhou o apelido de "Chuck" e começou a treinar Tangsudo, um interesse que o levou à faixa preta tanto em tangsudo quanto em Taekwondo, ambas artes marciais coreanas, em Karaté Shinto-Ryu. Nessa época, Chuck criou uma nova arte marcial, o Chun Kuk Do ("Caminho Universal") e sua associação educacional, a Federação das Artes da Luta Unidas.

Quando retornou aos Estados Unidos ele continuou a trabalhar como policia militar na base de March, na California. Ele foi dispensado em 1962 sem nunca ter visto um combate. Chuck trabalhou para a Northrop e abriu uma rede de escolas de Karaté, onde o filho de Steve McQueen, Chad McQueen estudou.

Em 1968, Chuck Norris tornou-se campeão de Karaté na categoria meio-médio (sem contacto), um título que ele manteve por sete anos consecutivos. Em 1969, ele ganhou a coroa tripla de Karaté por mais vitórias em torneios durante um ano, e o Lutador do Ano da revista Black Belt. Foi também em 1969 que Chuck fez a sua estreia como actor, no filme The Wrecking Crew, de Dean Martin.

Em 1970 o seu irmão mais novo, Wieland, foi morto no Vietname. Chuck dedicou a série de filmes Missing in Action à memória dele.

Numa demonstração de artes marciais em Long Beach, Chuck encontrou o então recente astro Bruce Lee. Em 1972 ele participou do filme Way of the Dragon de Bruce Lee, e em 1974 Steve McQueen o encorajou a ter aulas de actuação no MGM Studio.

O primeiro papel de estrela de Chuck foi em Breaker! Breaker! de 1977, e filmes subsequentes como The Octagon (1980), An Eye for an Eye (1981) e Lone Wolf McQuade provaram a sua capacidade de arrecadar bilheteiras. Em 1984, Chuck estreou Missing in action, o primeiro de uma série de filmes de "resgates fantásticos", produzido pelos primos israelenses Menahem Golan e Yoram Globus e lançado pela Cannon Films. Também naquele ano, foi oferecido a ele o papel do vilão sensei Dojo no filme Karate Kid, mas ele rejeitou o convite. Chuck não queria papéis de lutadores em situação desfavorável. No decorrer dos quatro anos seguintes, Chuck tornou-se o actor mais proeminente da Cannon Films aparecendo em oito produções, incluindo Code of Silence, The Delta Force e Firewalker, onde ele contracenou com o actor Louis Gossett Jr.

No início da década de 1980, a Cannon Films perdeu um pouco da sua fama, e a fama de Chuck estava igualmente decaindo. Ele refez o papel em Delta Force para a MGM, que comprou a Cannon após esta produzir o filme que a levou à falência, Chapter 11. Chuck foi levado a fazer vários filmes que foram amplamente ignorados antes de fazer a sua transição para a televisão. Em 1993 ele começou a série Walker, Texas Ranger, que durou oito anos na CBS.

Em 16 de Outubro de 2005, a CBS apresentou no programa Movie of the Week ("Filme da Semana") o filme Walker Texas Ranger: Trial By Fire. A produção foi uma continuação da série, e não um filme-resumo. Chuck retomou o seu papel de Cordell Walker e assinalou uma possível produção de outros filmes do Texas Ranger no Movie of the Week.

Em 1963, nasceu o seu filho Mike. O seu segundo filho, Eric, nasceu em 1965. Após 30 anos de casamento, Chuck e Diane Holechek divorciaram-se em 1988. Ele casou-se novamente em 1998 com a ex-modelo Gena O'Kelley, e tiveram dois gémeos em 2001: Dakota Alan Norris, um menino, e Danilee Kelly Norris, uma menina.

Chuck converteu-se ao Cristianismo e tem se manifestado junto com a sua esposa em favor do ensino bíblico nas escolas públicas dos Estados Unidos. Ele também escreveu a ficção Justice Riders. Em 2005, Chuck fundou a World Combat League, também conhecida como WCL.

Cultura popular
Chuck Norris ganhou popularidade cult em meados da década de 2000, especialmente na internet, onde é retratado como um deus super poderoso e invencível.