O supercomputador mais rápido do mundo está na China. O Tianhe 2 foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa conta com 16 mil nodes compostos de dois Intel Xeon Ivy Bridge e três Xeon Phi cada, o que soma 3.120 milhões de núcleos de processamento.
O Tinhae 2 atinge 33,86 petaflop/s, o equivalente a 33 milhões de cálculos efetuados num único segundo. É praticamente o dobro do que o Titan, o agora segundo colocado na lista de supercomputadores, oferece.
O surgimento do computador era inesperado, uma vez que se esperava que a máquina só fosse concluída em 2015. O impressionante número de 33 petaflop/s pode até ser superado pelo Tinhae 2 que, em teoria, poderia chegar a 54,9 petaflop/s.
Além dos milhares de processadores da Intel, o Tinhae 2 guarda em seu interior 4,096 processadores Galaxy FT 1500. Essas CPUs são desenvolvidas pelos chineses e foram instaladas na máquina para gerenciar operações que envolvam simulações climáticas extremamente complexas e aplicações referentes à pesquisas relacionadas com a defesa nacional. Esses processadores não são inclusos nos números gerais de performance do supercomputador.
O Tinhae 2 roda o Kylin, um sistema operacional baseado no Linux completamente adaptado às impressionantes capacidades do computador. O Tinhae 2 será utilizado pelo Centro Nacional de Supercomputadores, em Guangzhou. A máquina será destinada a atividades educacionais e a simulações relacionadas à pesquisas científicas e tecnológicas. (techtudo)