Rachadura gigante em geleira cria iceberg do tamanho da cidade de Nova York

sexta-feira, 12 de julho de 2013


Uma grande rachadura na geleira de Pine Island (PIG, na sigla em inglês), na Antártica, deu origem a um iceberg do tamanho da cidade de Nova York. O satélite alemão TerraSAR-X utilizou um radar para confirmar que o rompimento tinha atingido a totalidade de 30 quilômetros de largura da camada de gelo, lançando a estrutura no oceano.

Rachaduras em geleiras são algo relativamente comum – a própria PIG se rompeu outras vezes, em 2011 e 2007. No entanto, este rompimento específico foi incomum por ter demorado muito mais para se alastrar, o que permitiu que a camada de gelo se tornasse ainda mais comprida.


A geleira de Pine Island atrai a atenção de pesquisadores por ser a maior da Antártica e ter um grande fluxo de derretimento. A PIG é responsável por cerca de 10% da drenagem da camada de gelo do oeste do continente, o que a torna uma forte contribuinte para o aumento do nível do mar.

Sobre gelo fino
O degelo da camada de Pine Island causa um afinamento da geleira como um todo, o que leva a PIG a se mover e a derreter ainda mais rápido. Dessa forma, a estrutura se torna cada vez mais frágil e tem um risco cada vez maior de entrar em colapso.

Segundo Adrian Jenkins, pesquisador membro do British Antarctic Survey, o rompimento por si só não é algo incomum. “O que é mais importante é o contínuo afinamento da camada de gelo, o que, de forma geral, tem sido um processo constante desde que o monitoramento do continente começou”, afirmou. (megacurioso)